Documento sem título
 
 
 
contato@primaflora.com.br
         
   
       
 
Home
 
 
 
Primaflora
 
 
 
Produtos
 
 
 
Orçamento Online
 
 
 
Canais
 
 
 
Área do Prescritor
 
 
 
Atendimento
 
   
Documento sem título
 
Serviços
Convênios
Farmácia Popular
Canal da Saúde
 
 
Not�cia - Frio aumenta risco de lesões em atividades físicas 24/06/2022
Frio aumenta risco de lesões em atividades físicas

Treinar no clima frio pode ser perigoso por conta do enrijecimento muscular. Realizar aquecimento frequentemente diminui risco de lesões.

Praticar atividade física pode ser ainda mais desafiador durante o clima frio. Isso porque, com as temperaturas baixas, o corpo exige mais do nosso metabolismo para se manter aquecido, e a musculatura tende a ficar enrijecida. Por isso, realizar o aquecimento antes do treinos no inverno é imprescindível para evitar lesões.

O aquecimento diminui as chances de lesões

A coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, professora Audrei Fortunato Miquelote, explica que os problemas mais comuns deste período do ano são lesões como distensões e estiramentos dos músculos, principalmente nos membros inferiores.

"No outono e no inverno, aquecer o corpo torna-se ainda mais importante, já que demoramos para atingir a flexibilidade necessária para a amplitude ideal dos movimentos quando estamos em temperaturas baixas", orienta a educadora.

De acordo com Audrei, a frequência cardiorrespiratória ganha ritmo durante os aquecimentos, o que estimula a circulação do sangue (que geralmente piora no inverno) e prepara a musculatura para atividades intensas, diminuindo as chances de lesões.

"Para saber o momento ideal para iniciar os exercícios, basta observar se a respiração e os batimentos do coração. Se estiverem mais altos quando comparados ao período de repouso, então podemos começar", explica a docente. "A preparação deve ser gradativa, para não exigir muito do corpo frio e evitar as chances de lesões e afastamentos", continua.

A profissional conta que 10 minutos de aquecimento bastam antes de realizar qualquer esporte. A prática frequente de aquecimento aumenta a mobilidade articular e a velocidade na liberação de energia no organismo, além de acelerar os impulsos nervosos, que facilitam a movimentação. "Essa etapa é imprescindível para conquistar resultados sem danos para a saúde", completa Audrei.

Cuidados antes de começar

O inverno é uma ótima estação para abandonar o sedentarismo. Contudo, para as pessoas que não se exercitam com frequência, a professora alerta que é preciso estar atento a alguns fatores antes de realizar atividades esporádicas e assim evitar lesões, como o condicionamento físico.

"É recomendado conversar com um profissional de Educação Física antes de iniciar essas atividades e, no clima frio ou em áreas abertas, com corrente de vento, é importante se proteger com agasalhos para o conforto térmico", finaliza.

Fonte: Terra
 
 
Índice de notícias
 
   
Documento sem título
 
 
 
Rua Santos Dumont, 620 Centro Executivo Caviúna Centro - Rolândia / PR
 
 
 
 
(43) 3255-1818
 
 
 
 
contato@primaflora.com.br
 
 
                   
 
 
Primaflora Produtos Atendimento
Histórico Sáude e Bem-estar Contato
Qualidade Nutrição e Suplementos Orçamento Online
Serviços Beleza e Estética Farmacêutico
Farmácia Popular Florais Localização
 
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet