Documento sem título
 
 
 
contato@primaflora.com.br
         
   
       
 
Home
 
 
 
Primaflora
 
 
 
Produtos
 
 
 
Orçamento Online
 
 
 
Canais
 
 
 
Área do Prescritor
 
 
 
Atendimento
 
   
Documento sem título
 
Serviços
Convênios
Farmácia Popular
Canal da Saúde
 
 
Not�cia - O que é açafrão-da-terra e quais suas propriedades? 23/05/2022
O que é açafrão-da-terra e quais suas propriedades?

A rigor, o açafrão é um pedaço das estigmas das flores da espécie Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas.

Entretanto, no Brasil, esse termo é comumente usado para designar o açafrão-da-terra, uma parte da raiz da planta da espécie Curcuma longa.

Também conhecido como cúrcuma e gengibre amarelo, o açafrão-da-terra é uma planta originária da Ásia, da família do gengibre, que dá origem a uma especiaria de cor amarela intensa. A especiaria é usada amplamente como condimento na culinária - principalmente na culinária indiana.

Entretanto, nem somente da culinária vive o açafrão. Além disso, a raiz pode ser utilizada como um corante natural de tecidos e também é conhecida pelas suas propriedades medicinais, graças à curcumina, nome do pigmento presente nela e que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Somos frequentemente lembrados por nutricionistas e médicos a ingerir alimentos que tenham cores vibrantes, pois as cores estão associadas aos antioxidantes.

A cor intensa do açafrão parece, então, valer ouro: estudos evidenciaram a eficácia da curcumina no combate ao câncer e outras doenças. "A cúrcuma tem sido muito estudada, pois os povos que a utilizam não têm prevalência de várias doenças, inclusive vários tipos de câncer e problemas cardíacos", diz a nutricionista Jacqueline de Oliveira.

Benefícios do açafrão-da-terra

1. Bloqueia o crescimento do câncer

A medicina chinesa já utiliza o açafrão para remover inflamações nas partes interna e externa do corpo, mas a medicina ocidental também já reconheceu os benefícios desse produto. Doutores da Universidade da Califórnia descobriram que o pigmento bloqueou uma enzima que promove o crescimento de câncer na cabeça e no pescoço. No estudo, 21 sujeitos com câncer na cabeça e no pescoço mastigaram dois tabletes contendo 1.000 miligramas de curcumina. O resultado encontrado foi que as enzimas que promoviam o câncer foram inibidas pelo composto, impedindo o avanço das células malignas.

2. Tem propriedade antioxidante

O açafrão também é antioxidante. O Centro Médico da Universidade de Maryland destacou que os antioxidantes presentes na curcumina combatem radicais livres causadores de câncer, reduzindo ou prevenindo os danos que eles podem causar no nosso organismo. Além das propriedades anticancerígenas, o composto também é um poderoso anti-inflamatório. A Universidade do Arizona examinou os efeitos do açafrão em ratos com artrite reumatoide. Resultado: a curcumina inibiu a inflamação das articulações.

"Dentre as propriedades da curcumina que estão sendo estudadas estão a redução dos níveis de colesterol, atuação contra o câncer retardando metástases, tratamento de artrite por ter propriedades anti-inflamatórias, auxílio na digestão das proteínas, facilitador na absorção de nutrientes e regulador do metabolismo. É bactericida, antioxidante, depurativo do sangue, desintoxicante, calmante e protege do sistema cardiovascular", resumiu os benefícios do composto a nutricionista Jacqueline de Oliveira.

Com tantos benefícios para a saúde, a nutricionista dá dicas de como incorporar o açafrão à sua dieta: "Pode-se consumir o açafrão salpicando uma colher de chá em saladas, sopas, no arroz, em carnes e legumes. Existe também a opção em cápsulas de 500mg" (antes de consumir o açafrão como medicamento, consulte o seu médico).

Listamos mais alguns usos do açafrão para você:

Chá da longevidade

Os habitantes da pequena ilha do Japão, Okinawa, que apresenta uma das maiores expectativas de vida do mundo, bebem o chá de açafrão diariamente. Para fazer o seu, ferva oito copos de água, adicione duas colheres de sopa de açafrão moído e deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos. Coe e acrescente gengibre para adicionar sabor. Experimente e amplie seu bem-estar!

Livre-se da caspa

Muitos afirmam que a combinação de açafrão e óleo de oliva pode ajudar a combater a caspa. Faça uma mistura do condimento e um óleo de sua escolha - pode ser óleo de jojoba, de coco, de oliva - massageie o couro cabeludo e deixe a mistura agir por 15 minutos. Enxágue e lave o cabelo normalmente.

Carne mais segura

Pesquisadores da Universidade do Kansas descobriram que, ao adicionar o condimento à carne, pode-se reduzir os níveis de aminas heterocíclicas em até 40%. Aminas heterocíclicas se formam em carne de frango e vermelha quando cozidas a altas temperaturas, como quando se faz grelhados. O consumo de tais substâncias está associado ao aumento de risco de desenvolvimento de câncer.

Alivia torções

Um tradicional tratamento homeopático quando se tem uma torção é fazer uma pasta usando uma parte de sal para duas de açafrão e um pouco de água para dar a consistência necessária. Aplique a pasta na junta afetada e a envolva com um pedaço de pano que possa ser manchado. Deixe agir de 20 minutos a uma hora. Aplique uma vez ao dia (sua pele vai ficar um pouco manchada - não aplique em lugares que não queira a tonalidade amarela sobre a pele).

Fonte: eCycle
 
 
Índice de notícias
 
   
Documento sem título
 
 
 
Rua Santos Dumont, 620 Centro Executivo Caviúna Centro - Rolândia / PR
 
 
 
 
(43) 3255-1818
 
 
 
 
contato@primaflora.com.br
 
 
                   
 
 
Primaflora Produtos Atendimento
Histórico Sáude e Bem-estar Contato
Qualidade Nutrição e Suplementos Orçamento Online
Serviços Beleza e Estética Farmacêutico
Farmácia Popular Florais Localização
 
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet